O WhatsApp Business oferece recursos exclusivos voltados para aprimorar a comunicação das empresas com os clientes, diferente do que encontramos na versão focada para o uso pessoal.

O App pode ser acessado no Android, iPhone (IOS) e também através de seu computador, permitindo que o comerciante organize as conversas com seus clientes e ofereça seus produtos de forma profissional.

Entre as funções, está a possibilidade de criar um perfil com informações completas do negócio, elaborar um catálogo de produtos e marcar conversas com etiquetas categorizadoras. Selecionamos as 6 funções que mudarão a forma que você se comunica com seus clientes a partir de agora:

 

1. Respostas personalizadas automáticas

WhatsApp Business resposta automática para negócios

Esse recurso permite criar mensagens para o WhatsApp que são enviadas automaticamente para os clientes, evitando que fiquem esperando por uma resposta e se sintam ignorados. É possível criar mensagens de saudação, para dar boas-vindas e agradecer pelo contato, e ainda de ausência, recurso perfeito para não se preocupar com assuntos do trabalho em sua folga do final de semana. O usuário pode personalizar as mensagens como quiser, adequando o texto ao seu público e à identidade da marca, e ainda escolher os horários em que serão enviadas.

As respostas automáticas são úteis para agilizar a conversa com os clientes. O gerenciador da conta pode criar mensagens prontas que serão acionadas no chat a partir de comandos do teclado. É possível, por exemplo, registrar uma mensagem de agradecimento mais extensa, e enviá-la para um contato digitando apenas um atalho, como “/obrigado”, na conversa — o texto completo surgirá na tela para que você o envie rapidamente. Assim, não é preciso digitar um texto padrão mais longo cada vez que precisar.

 

2. Catálogo de produtos

Catálogo de produtos nova ferramenta do whatsapp business

 

Dentro do catálogo você pode colocar o nome do produto ou serviço, as fotos, uma descrição, código do produto, o preço, o link para pagamento ou para onde você quer que a pessoa vá. Após salvar essas configurações, é preciso esperar que aprovem o seu produto e que ele fique disponível para divulgação.

O catálogo de produtos no WhatsApp Business é um ótimo recurso para quem ainda não possui uma loja virtual ou um site personalizado mostrar todos os seus produtos com facilidade.

 

3. Identidade da sua empresa

 

Catálogos do WhatsApp Business exibem produtos detalhadamente — Foto: Camilo Lima Tópor/Grupo Settor

As redes sociais estão se tornando cada dia mais indispensáveis para o sucesso de qualquer tipo de negócio.

Uma das principais vantagens do WhatsApp Business é a possibilidade de criar uma conta comercial onde pode-se adicionar, além da Logo da marca da empresa na foto do perfil, informações como horário de funcionamento, endereço completo, área de atuação comercial, além de site e e-mail para contato.

Todos esses dados podem ser inseridos de forma simples e intuitiva por meio das configurações do próprio aplicativo, tornando o perfil mais atrativo, já que os clientes poderão encontrar esses dados rapidamente, além de deixar a aparência mais profissional.

 

4. Etiquetas para organizar conversas

A função de etiquetas do WhatsApp Business ajuda na organização e controle de suas negociações — Foto: Camilo Lima Tópor/Grupo Settor

           Usuários do WhatsApp Business podem ter o controle de suas conversas com os clientes a partir da organização através das cores disponíveis no app. Desta forma, é possível categorizar mensagens mais urgentes ou pedidos preferenciais, assim como identificar os contatos mais rapidamente, permitindo realizar uma triagem mais eficiente de conversas.  O proprietário pode criar etiquetas com os temas que desejar, de acordo com as demandas do seu estabelecimento.

5. Informações precisas com estatísticas de suas mensagens

É possível visualizar estatísticas de mensagem no WhatsApp Business — Foto: Camilo Lima Tópor/Grupo Settor

O Whatsapp Business informa os usuários as estatísticas sobre as conversas com seus clientes. O gerenciador da conta poderá saber o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, além da quantidade de contatos recebidos.

           Com está ferramenta,é possível verificar se uma campanha de Marketing foi bem sucedida, por exemplo, assim como ter o controle de tráfego de conversas, avaliando se é preciso melhorar as estratégias de comunicação. Os números podem ser acessados nas configurações do aplicativo, no próprio celular.

6. Botão para começar conversa em anúncios

Botão que facilita o contato direto com a empresa via WhatsApp Business através dos anúncios do facebook.

Empresas de médio e grande porte podem  se aproveitar de um novo recurso disponíveis para anúncios no Facebook para divulgar sua conta comercial no WhatsApp. Os anúncios da empresa são divulgados na rede social  e podem ganhar botões que levam os clientes diretamente a um chat com a empresa, abrindo o canal de comunicação rapidamente, já com alguns detalhes preenchidos. Os empresários que optarem pelo botão terão um prazo de 24 horas para responder aos clientes, e terão acesso a métricas adicionais de estatísticas.

 

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