As principais tendências
para o setor de e-commerce
em 2020
Nesta matéria você conhecerá as principais tendências do mundo dos comércios virtuais para 2020.
Porém, antes de falamos sobre E-commerce, é necessário saber sobre a importância que o Marketing Digital tem quando se fala nos fatores essenciais para que um negócio tenha sucesso nos tempos de hoje, seja em seu início para tornar-se presente no mercado, e também as empresas já consolidadas para se manterem atualizadas e com isso ganhar mais credibilidade ao mostrarem que estão seguindo as propensões do mercado.
Segundo a ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce no Brasil fechou o ano de 2019 com o faturamento de R$81,3 bilhões, número que representa uma alta de 18% em relação ao ano anterior de 2018 (R$ 68,9 bilhões), e a estratégia que as grandes empresas estão tomando para elevar o índice é focar na melhoria da experiencia de uso dos consumidores no ambiente digital.
O e-commerce está em frente de diversas novas tendências que surgiram para acompanhar o novo perfil adotado pelos consumidores, que é a cada ano, mais exigente.
Sabendo disso, listamos abaixo as principais estratégias para manter sua empresa atualizada,e com isto, conquistar cada vez mais clientes.
Aplicativos
71 milhões de brasileiros acessam a Internet somente pelo celular. Esse grupo representa 56% do total de 126,9 milhões de usuários de Internet no Brasil, já os outros 51 milhões (40%) utilizam tanto pelo Smartphone quanto pelo computador, E cerca de 4 milhões de usuários acessam somente através de computadores.
Com isto, torna-se claro o motivo pelo qual todas as grandes marcas estão buscando se adaptarem o quanto antes aos sistemas mobile, investindo em sites responsivos para que se adaptem as telas dos smartphones, e em aplicativos próprios, por poderem representar até 30% das vendas de uma empresa, e possuírem uma taxa de interação até 3 vezes maior com seus clientes.
Omnichannel
Omnichannel? isso mesmo! a estratégia omnichannel consiste na integração da operação de vendas de uma loja para melhorar a experiência de compra do consumidor, independentemente do meio (virtual ou físico) e dos canais (e-commerce, aplicativo, loja física, televendas etc.) que ele usar.
Um exemplo desta estratégia seria entrar em uma loja e receber uma notificação no celular de que a camiseta pesquisada online anteriormente está na promoção,ou, utilizar um tablet oferecido pelo vendedor para buscar mais informações sobre um notebook antes de prosseguir com a negociação.
Chatbots
Os Chatbots chegaram para otimizar o processo de compra do cliente e o processo de venda da sua empresa. Com diferentes níveis de programação, o usuário pode obter a resposta para o que precisa de maneira imediata, sem precisar esperar um funcionário da empresa responder. O robô agiliza o processo inicial de compra, qualificando seu cliente e o nutrindo com grande parte das informações necessárias para terminar a compra.
Com o robô 24 horas por dia respondendo todas as perguntas mais corriqueiras e simples do seu negócio, você pode focar seus esforços em aumentar as vendas, graças à economia de tempo que o chatbot proporciona.
Pesquisa por imagem
Uma empresa possui diversos métodos para conhecer seu público em potencial, consumidores e o meio em que está inserida. Diversas ferramentas auxiliam empreendedores a potencializar seu faturamento e o reconhecimento de determinadas empresas no mercado de trabalho. Dentre diversas ferramentas possíveis, existe a Pesquisa de Imagem.
Os consumidores buscam cada vez mais a praticidade na hora de realizar uma compra, e nem sempre as pesquisas por texto entregam tal facilidade, por este motivo, a pesquisa por imagem está ganhando cada vez mais espaço entre os métodos de busca, por possuir uma conexão visual com o internauta, torna a experiência de uso mais fluida e precisa.
Por que investir no comércio eletrônico?
Para o segmento de e-commerce, podemos analisar e concluir que : o potencial de crescimento da atividade é gigante.
Os números do setor estão em ascensão nos últimos anos e a expectativa é de que a evolução permaneça. Em primeiro lugar pelo comportamento do público. As pessoas estão cada vez mais conectadas e isso influência as relações de consumo.
Outro ponto importante é a própria necessidade de adequação das empresas aos impactos da transformação digital.
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