A forma como o consumidor moderno realiza suas compras está sempre a evoluir de acordo com o avanço da tecnologia.  Lembre-se de como as pessoas a uma década eram influenciadas a comprar um produto, comparado a forma da qual somos instigados a comprar nos dias de hoje : os meios para isso aumentaram exponencialmente.

Fazer está análise faz parte da rotina dos profissionais em marketing, Uma estratégia que funciona hoje, pode não ser a ideal para amanhã. Esta adaptabilidade faz com que a necessidade de inovar, e com isso, experimentar novas estratégias, sejam os fatores principais para acompanhar as tendências de mercado, elevando o alcance de clientes em potencial e com isto, maximizando a assertividade.

O que se espera de 2020? Com base em análises de especialistas de todo o mundo, listamos aqui características do perfil do consumidor este ano. Acertar o maior número possível delas pode ser fundamental para se manter lucrativo ou fazer com que seu negócio cresça de forma extraordinária.

A forma da qual pesquisamos antes da aquisição

 

De acordo com a revista Forbes, 82% dos consumidores consultam os preços do produto via smartphone antes de efetuar a compra, ou seja, é preciso mais do que promoções atrativas na vitrine de uma loja física para conquistar novos clientes.

Por este motivo, torna-se cada vez mais indispensável possuir uma imagem concreta no mundo digital. A melhor maneira para isso, é colocando sua empresa nas mídias sociais e destacando sua presença com posts visualmente atrativos, que instiguem seu público alvo a conhecer seus produtos/serviços levando-os ao seu site que deverá estar configurado para, é claro, adaptar-se a todos os tamanhos de tela e dispositivos, entregando uma experiencia de uso fluida e intuitiva.

Um produto que chama a atenção dentro da sua loja, pode ser pesquisado e comprado online no seu concorrente em segundos. Garanta que sua empresa esteja sempre atualizada, pois a era digital já começou e, talvez, você não tenha nem percebido.

Manter-se antenado aos digital influencers

 

As celebridades são vistas como figuras inatingíveis e idealizadas. Elas têm uma imagem muito forte ligada à TV e ao cinema, por esse motivo é mais difícil desvinculá-las desse meio para um contexto novo nas redes sociais. Por exemplo, quem consegue ver o Daniel Radcliffe sem lembrar de Harry Potter?

Por outro lado, um influenciador tem uma relação muito mais emocional e espontânea com o público. Há uma proximidade maior, afinal, existe uma sensação de intimidade nos vídeos, e essa conexão com os consumidores e com os nichos de maior relevância é a maior pérola para o marketing do seu negócio!

Esse é um trunfo valioso, pois quando um amigo sugere para você um restaurante, ele não está tentando vender um produto para ganhar uma comissão, ele realmente está fazendo uma indicação de algo que ele gosta. Isso influencia muito mais do que uma propaganda com aquele ar artificial que vemos na televisão.

Por estes e mais motivos, é fundamental se manter atualizado aos influencers que sejam relevantes no seu seguimento, visando uma parceria para que sua marca seja exposta a milhares de clientes em potencial.

A sustentabilidade tem poder cada vez maior de decisão

 

 

A sua empresa é sustentável? se sim, ela comunica isso para o público?  Não é de hoje que as preocupações com o meio ambiente passaram a fazer parte da pauta dos veículos de comunicação e, consequentemente, do dia a dia dos consumidores.

Aspectos como impactos sociais durante todo o processo produtivo e durabilidade, evitando assim o desperdício, passaram a ter preponderância até mesmo sobre o preço. As pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais para ter um produto responsável do que economizar e, de alguma forma, compactuar com danos ao meio ambiente.

Portanto, mais do que um discurso preparado para os seus consumidores, procure assumir em seus negócios posturas que sejam condizentes com essa demanda. Além dos benefícios para o meio ambiente, você atrairá também um grande número de consumidores conscientes e dispostos a defender a sua marca.

Maior agilidade com mais segurança

 

 

Já reparou que diversos sites adotaram o botão “comprar em um clique” em seus e-commerce’s?, está atitude deve-se a era da instantaneidade na qual estamos vivendo, isto aplica-se em todos os fatores de nossa vida, sejam na área profissional, ou pessoal.

E como o objetivo de qualquer empresa é cativar o cliente, Esta tendência esta fortemente presente no mercado atual.

Seja em uma loja física ou virtual, estabeleça metodologias que solicitem o menor número possível de dados e permita que a transação seja concluída de forma ágil e segura. Se o processo de compra em seu site dura em média 5 minutos, pense em como é possível reduzi-lo para 4 minutos, mantendo a execução da compra segura para seu cliente.

Não obrigue o consumidor a fazer cadastros intermináveis: dê a ele a opção de decidir se quer receber mais informações ou não, e se sim, de que maneira, pois lembre-se, você também é um consumidor afinal.

 

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